O que é uma novena?

Entre as diversas orações que rezamos na igreja católica, como também em outras tradições ou crenças, existe uma em especial conhecida como novena. É um encontro para orações realizado em um período de nove dias em devoção a algum santo, a Jesus Cristo ou a Nossa Senhora. Também é comum rezar as novenas como preparação para as grandes festas litúrgicas, como Natal, Páscoa, Pentecostes, entre outras.

Essa tradição católica teve início na Ascensão e em Pentecostes, quando a Comunidade Cristã, juntamente a algumas mulheres, passou nove dias reunida em oração ao redor de Maria e dos Apóstolos esperando a vinda do Espírito Santo (Lucas 24, 49).

Normalmente, a pessoa que decide rezar uma novena o faz para pedir ajuda a Deus em uma situação difícil. Geralmente uma novena contém uma oração e uma reflexão.

Novena de São Jorge Guerreiro

A novena de São Jorge que será mostrava abaixo, foi retirada do Devocionário e novena a São Jorge. Uma maneira simples de rezar e pedir a intercessão de nosso Santo Guerreiro.

A novena a seguir deve ser rezada todos os dias após a reflexão juntamente às orações.

Oração:

Glorioso São Jorge, valoroso Soldado de Cristo, que mataste o dragão, ouvi meu apelo e apresentai minha prece ao Senhor Deus, Todo Poderoso. Confiante em vossos méritos e em vosso poder, eu vos peço Intrépido São Jorge a vossa proteção, abrindo meus caminhos, aplainando as minhas estradas, afastando obstáculos aos meus passos. De noite ou de dia, não me falteis com vosso socorro e a vossa assistência. Considerai a minha aflição, e vinde em meu socorro. (fazei aqui o seu pedido).Dai-me coragem e esperança fortalecei minha e auxiliai-me nesta necessidade.  Com o poder de Deus, de Jesus Cristo e do Divino Espírito Santo. Amém!

São Jorge! Rogai por nós!

Rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e Gloria ao Pai.

Esta oração precisa ser feita todos os dias da novena, sempre a mesma oração.